Notícias

CARMEN HERNÁNDEZ É HOMENAGEADA NA CIDADE DE SALESÓPOLIS

Na noite de 25 de julho de 2022, Carmen Hernández Barrera, coiniciadora, com Kiko Argüello, do Caminho Neocatecumenal, recebeu uma homenagem na cidade de Salesópolis, interior do estado de São Paulo.

Aproximadamente 200 pessoas das comunidades neocatecumenais participaram da homenagem à Carmen Hernández.

Em cerimônia que reuniu 200 pessoas das comunidades neocatecumenais da Diocese de Mogi das Cruzes, o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes, assinou o decreto que nomeia a Praça Municipal localizada entre a Avenida Prof. Adhemar Bolina e a Rua Domingos Freire de Almeida, no Centro da cidade, como Praça Carmen Hernández.

Prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes, assinou o decreto de nomeação: Praça Carmen Hernández

Estava presente a Equipe de Catequistas Itinerantes responsável pelo Caminho Neocatecumenal na Diocese de Mogi das Cruzes, formada pelo Padre Joaquín Antón, pelo casal Melchor González e Elvira Delgado e pelo seminarista Francisco Cáceres. A vice-prefeita Jane Cristina Magalhães Correa também participou, assim como as demais autoridades civis.

Padre Joaquín Antón

Ao iniciar, Elvira recordou brevemente a vida de Carmen Hernández que, desde muito jovem se deixou conduzir pelo Espírito Santo, dando a vida pelo anúncio do Evangelho. Desde o seu falecimento, em 19 de julho de 2016, foram registradas mais de 1500 graças e favores alcançados por intercessão de Carmen, de forma que, em 2021, foi feito formalmente, na Arquidiocese de Madri (Espanha), o pedido para a abertura de seu processo de beatificação e de canonização.

Elvira Delgado recordou a vida de Carmen Hernández

Durante a cerimônia, foi lida a passagem do Evangelho de João em que Cristo diz que o verdadeiro pão do céu é aquele dado por Deus (6, 22-36).

“Deus inspirou Kiko e Carmen a fazer essa iniciação cristã como uma resposta aos desafios do Concílio Vaticano II, de fazer uma renovação na Igreja, de poder levar as pessoas à fé adulta. Como fala a Palavra, não procurar a Deus somente para que nos tire a Cruz e os problemas, mas para encontrar o verdadeiro alimento que é a fé adulta e, podendo encontrar-se com esse amor de Deus, ter a Vida Eterna, que é o que nos dá a fé”,

destacou Padre Joaquín.

Ele recordou ainda a presença do Caminho Neocatecumenal em Salesópolis que, há mais de 30 anos, tem ajudado tantas pessoas a chegar a essa fé.  

Equipe de Catequistas Itinerantes responsável pelo Caminho Neocatecumenal na Diocese de Mogi das Cruzes

Após a assinatura do decreto, foram descerrados o monumento e a placa que marcam o nome da praça. Por fim, foi plantada no local uma árvore da espécie araucária como sinal de uma árvore que dá frutos, assim como a vida de Carmen tem feito frutificar a Palavra de Deus na terra.

Placa comemorativa
Confira o texto do decreto assinado pelo prefeito de Salesópolis

DECRETO N° 3.650, DE 25 DE JULHO DE 2022.

“Dispõe sobre denominação de Praça Pública’’.

O Prefeito da Estância Turística de Salesópolis, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, nos termos do Artigo 67, XXIII da Lei Orgânica Municipal,

CONSIDERANDO a necessidade de denominação e titularidade aos patrimônios públicos;

CONSIDERANDO que, a Homenageada é um dos responsáveis do Caminho Neocatecumenal nesta cidade.

CONSIDERANDO o disposto no Processo Administrativo n° 1926/2022.

DECRETA:

Art. 1°. A Praça Municipal, de domínio público, existente na esquina entre as vias Avenida Prof. Adhemar Bolina e Rua Domingos Freire de Almeida, localizada na área central do município, passa a ter a seguinte denominação “CARMEN HERNANDEZ”.

Art. 2°. O croqui de localização passa a fazer parte integrante deste Decreto.

Art. 3°. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se o Decreto n° 3.112, de 17 de maio de 2016.

Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis, em 25 de julho de 2022.

VANDERLON OLIVEIRA GOMES
PREFEITO MUNICIPAL

Lavrado e Registrado na Secretaria de Administração e Pessoal e publicado no Quadro de Atos Oficiais, na sede da Prefeitura, na mesma data. Acesso público pelo site www.salesopolis.sp.gov.br


Carmen Hernández

Carmen Hernández Barrera nasceu em 24 de novembro de 1930, em Ólvega (Sória, Espanha) e viveu sua infância em Tudela (Navarra). Em Tudela estudou na Companhia de Maria e teve contato com a Companhia de Jesus (Jesuítas). Por influência do espírito missionário de São Francisco Xavier, sentiu desde muito jovem a vocação de partir em missão para anunciar o Evangelho.

Deixando-se conduzir pelo Espírito Santo e pelo chamado de Deus, em meados de 1964, Carmen conheceu Kiko Argüello em Palomeras Altas, na periferia de Madri.

Entre os pobres, ambos descobriram a força do Mistério Pascal e da pregação do Querigma, a Boa Notícia de Cristo morto e ressuscitado, e veio a nascer a primeira comunidade neocatecumenal. Graças à confirmação desta nova realidade pelo então arcebispo de Madri, Mons. Casimiro Morcillo, Carmen colabora com Kiko levando às paróquias – primeiro a Madri, depois a Roma, e a partir de então a outras cidades e nações – esta obra de renovação da Igreja.

Carmen Hernández faleceu em 19 de julho de 2016, em Madri.

O Centro Neocatecumenal de Brasília continua recebendo as graças alcançadas pela intercessão de Carmen Hernández. Envie o seu relato para: [email protected]

Para ler a biografia completa de Carmen Hernández e outras informações, acesse o site oficial para o processo de beatificação de Carmen Hernández: https://carmenhernandez.org/pt-br/

Relembre a passagem de Carmen Hernández pelo Brasil: https://cn.org.br/portal/carmen-hernandez/

Centro Neocatecumenal de Brasília
Assessoria de Comunicação