Dom Eduardo Pinheiro da Silva presidiu a Eucaristia em Ação de Graças pelos 50 anos da presença do Caminho Neocatecumenal na Diocese de Jaboticabal. A celebração, realizada no dia 20 de outubro, no espaço de eventos Cora Coralina, em Jaboticabal, SP, reuniu aproximadamente 550 participantes das comunidades neocatecumenais locais. O evento contou com a participação 14 padres, que concelebraram ao lado de Dom Eduardo.
Durante a celebração, foi lembrada a história das primeiras comunidades formadas na Diocese, em 1974. Entre os presentes, estavam pessoas que integraram essas comunidades iniciais.
Após a entrada solene do celebrante presidente, o Padre Joaquín Antón Carrazoni, que integra a equipe de catequistas itinerantes responsável pelo Caminho Neocatecumenal no interior do estado de São Paulo, junto com Marcos Antonio Pereira Gomes e Alessandra Mara da Silva, saudou o bispo e expressou sua gratidão pela celebração desse marco histórico. Em seguida, foram lidas as mensagens do Papa Francisco, enviada em comemoração aos 50 anos do Caminho no Brasil; do Padre José Folqué, da equipe nacional responsável pelo Caminho; e de José Manuel e Maria Tereza, catequistas itinerantes que atuaram na região.
Início do Caminho na Diocese de Jaboticabal
O Caminho Neocatecumenal chegou à Diocese de Jaboticabal em 1974, impulsionado pelo pedido dos párocos Monsenhor Alberto Maccheroni Junior, da Catedral de Nossa Senhora do Carmo; Padre Gabriel Augusto Franco Vaz, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; e Padre Pedro Paulo Scannavino, da Paróquia São Sebastião, em Pitangueiras. O início das catequeses foi aprovado pelo então Bispo Diocesano, Dom José Varani.
As primeiras catequeses ocorreram nos meses de setembro e outubro de 1974, conduzidas pela equipe de catequistas itinerantes Padre Romano Mantroni, Maria de Los Angeles e Ângelo Stefanini.
A convivência para formação das primeiras comunidades aconteceu entre 18 e 20 de outubro de 1974, na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, onde se formaram duas comunidades. Já outras duas comunidades se formaram na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, na convivência que aconteceu de 25 a 27 de outubro.
Em 1977, o Caminho começou a expandir seu alcance dentro e fora de Jaboticabal, com duas equipes de catequistas formadas em cada paróquia. Na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, uma equipe permaneceu na paróquia e a outra iniciou atividades em Bebedouro e, depois, em Pitangueiras. Na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, uma equipe atuou na própria paróquia, enquanto outra levou as catequeses para a Capela São Francisco e o distrito de Córrego Rico.
Em 1979, uma convivência especial para Catequistas Itinerantes deu origem aos primeiros carismas missionários na Diocese, marcando o início da atuação de novos catequistas que ajudariam a expandir o Caminho pela região.
Centro Neocatecumenal de Brasília
Assessoria de Comunicação