Notícias

LANÇAMENTO DE ‘CARMEN HERNÁNDEZ – NOTAS BIOGRÁFICAS’ ACONTECE NO RIO DE JANEIRO

“Foi uma mulher excepcional que viveu, com toda a sua alma, um intenso amor a Cristo, foi uma missionária audaz, cuja profunda vocação de serviço à Igreja se concretizou quando, junto com Kiko Argüello, começou um itinerário de iniciação cristã: o Caminho Neocatecumenal”,

assim Aquilino Cayuela define Carmen Hernández Barrera.

Aquilino é autor do livro Carmen Hernández – Notas Biográficas, lançado oficialmente no Brasil em 19 de agosto, em uma cerimônia na Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, na cidade do Rio de Janeiro. O livro, escrito originalmente em espanhol, foi editado no Brasil pela Edições Loyola.

Além da participação de Aquilino, o lançamento contou com a presença do Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, da Equipe de Catequistas Responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, formada por Padre José Folqué e Raúl Viana, e do Editor da Edições Loyola, Gabriel Frade.

No lançamento, Dom Orani acolheu as comunidades neocatecumenais do Rio de Janeiro, assim como a equipe de catequistas itinerantes responsável pelo Caminho na Arquidiocese, composta por Padre Raúl Escudero, Eunice Souza e Marcos Antonio Pereira Gomes. Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, Bispo de Duque de Caxias, também esteve presente.

Esta biografia foi escrita como uma forma de manter viva a figura de Carmen, falecida em 19 de julho de 2016. Em suas palavras, Aquilino, que, da Espanha, participou do lançamento por vídeo conferência, afirmou que seu propósito essencial na obra

“Foi defender a voz de Carmen Hernández, acima da minha, e buscar mais a fundo as palavras dela em cada etapa de sua trajetória, aquelas que melhor expressaram sua particular sensibilidade espiritual. Busquei apresentar os aspectos essenciais de sua personalidade, suas virtudes, seus momentos de intimidade com o Senhor, suas lutas e doenças e, em conjunto, sua genuína e singular experiência cristã”.

O livro se divide em duas partes, a primeira reconstrói cronologicamente a história de Carmen desde o nascimento até 1964: sua infância, vida familiar, os primeiros momentos de sua vocação religiosa e missionária, seus anos de estudos, seus anos de preparação com as Missionárias de Cristo Jesus, sua viagem a Israel, em 1963, até seu regresso a Madri. A segunda parte apresenta Carmen como coiniciadora e responsável internacional do Caminho Neocatecumenal, com Kiko Argüello, sendo o primeiro documento oficial das origens e começo desta iniciação cristã.

Dom Orani escreveu o prefácio da edição brasileira do livro e afirmou ter recebido este convite com alegria e emoção.

“Com este livro vemos esta grande mulher que vivia esta mística e colocou Cristo no centro de sua vida. A Igreja sabe que os santos são aqueles que trazem o Evangelho na vida, e, como leiga, Carmen fez um trabalho importantíssimo para a Igreja, de evangelização, de levar o Querigma a todas as partes”,

disse o Cardeal.

“Que este livro seja amplamente difundido para ajudar a Igreja diante de tantos questionamentos, qual o papel do leigo na Igreja, e ajudar a todos no caminho de santidade”,

concluiu.

Padre José Folqué contou que é graças a Carmen que ele está em missão no Brasil desde 1994 e, por este motivo, é agradecido a ela.

“Ao mesmo tempo, quero dar graças ao Senhor porque, através destas Notas Biográficas, que tão competentemente nos apresentou o Dr. Aquilino Cayuela, podemos entender melhor como o Senhor foi construindo, através da vida de Carmen, desde os seus inícios e depois juntamente com Kiko Argüello, alguns elementos fundamentais que iluminam hoje o nosso caminhar de crescimento na fé”.

Assim, durante sua fala no lançamento do livro, Padre José assinalou alguns aspectos da vida de Carmen, escritos na biografia dela, que podem ajudar a todos na caminhada de fé e na vida como um todo: receber a educação na fé dentro da família, a experiência do chamado missionário desde a infância e a intensa vida de oração foram alguns dos destaques.

Já Raúl Viana recordou que Carmen, especialmente pela viagem que ela fez até a Terra Santa, permitiu ao Caminho Neocatecumenal descobrir as raízes da fé no povo de Israel.

“Suas inesquecíveis catequeses sobre as figuras bíblicas, Abrão, Isaac, Davi, José e sobre as festas da tradição hebraica, como a do Ion Kippur, são a origem das liturgias que celebramos em comunidade”,

disse Raúl, afirmando que a missão dele no Brasil também se deve a Carmen.

Gabriel Frade, Editor da Edições Loyola recordou a vida de Carmen, uma vez que pôde conhecê-la nos anos 90, em Roma. Para ele, chamava atenção a humildade dela e o amor que tinha pelas Escrituras.


Processo de beatificação e canonização

Carmen Hernández faleceu em 19 de julho de 2016 e, agora em 2022, a Arquidiocese de Madri, Espanha, informou que abrirá oficialmente seu processo de beatificação e canonização. Até o momento foram relatados mais de duas mil graças e favores alcançados, no mundo todo, pela sua intercessão. No Brasil, estão documentados 250 relatos, sendo que 126 estão relacionados a cura de doenças físicas e 60 relacionados a partos e gestações.


Para adquirir o livro, acesse: cn.org.br/portal/livros

Centro Neocatecumenal de Brasília
Assessoria de Comunicação

Veja Também


ABERTURA DA CAUSA DE BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO DE CARMEN HERNÁNDEZ BARRERA

O evento acontece dia 04/12 às 14h (horário de Brasília), sendo transmitido ao vivo com tradução simultânea em português…


BIOGRAFIA DE CARMEN HERNÁNDEZ É LANÇADA NO BRASIL

Carmen Hernández é coiniciadora, junto com Kiko Argüello, do Caminho Neocatecumenal, um itinerário de iniciação cristã, fruto do Concílio Vaticano II, que está a serviço da Igreja no Brasil…


LIVRO “CARMEN HERNÁNDEZ DIÁRIOS 1979-1981”

Os Diários encontrados depois de sua morte no ano de 2016, que ela foi escrevendo durante muitos anos, relatam fatos, recordam pessoas e, sobretudo, manifestam sua relação pessoal em diálogo com Jesus Cristo.


CARMEN HERNÁNDEZ NO BRASIL

Para homenagear Carmen Hernández, em razão do quarto ano de seu falecimento no dia 19 de julho de 2020, o Centro Neocatecumenal de Brasília produziu este vídeo recordando sua passagem no Brasil..


REZANDO POR INTERCESSÃO DE CARMEN HERNÁNDEZ

Oração para a devoção privada. Pedir graças e favores por intercessão de Carmen Hernández…