Informações

LIVROS EXCLUSIVOS


Para adquirir os livros abaixo, clique no link “SOLICITAR LIVROS”, preencha o formulário detalhadamente, clique em enviar e aguarde o contato do Centro Neocatecumenal da sua região.

Novidades do acervo

CARMEN HERNÁNDEZ – NOTAS BIOGRÁFICAS

Esta biografia, escrita pelo professor e doutor em Filosofia, Aquilino Cayuela, passa pelas etapas da vida de Carmen Hernández, assim como sua formação científica, teológica, bíblica, eclesiológica e litúrgica. O texto se adentra com respeito e descrição na intimidade desta mulher para oferecer uma reconstrução biográfica completa e cronológica do seu curso vital. O prólogo do livro é de Kiko Argüello, que afirma:

“Nestas notas biográficas, você verá uma mulher excepcional, importantíssima para a Igreja, apaixonada por Cristo, pelas Escrituras e pela Eucaristia. Tinha clara consciência de que sua missão dada por Deus era apoiar-me, defender-me e corrigir-me pelo bem do Caminho Neocatecumenal. Agradeço a Deus por Carmen, que sempre me dizia a verdade. Ela era uma mulher profunda, autêntica e receptiva em seu relacionamento com todos. Era muito inteligente. Amava a Cristo, a Igreja e, sobretudo o Papa”.

Kiko Argüello.
EZEQUIEL – PARÁBOLAS, ALEGORIAS, CANTOS, ENIGMAS E AÇÕES SIMBÓLICAS

Ezequiel é um dos quatro grandes profetas. No entanto, talvez seja o menos conhecido deles. E não é um profeta fácil. Ele frequentemente propõe o que é chamado em hebraico de mashal, um termo genérico que abrange parábolas, alegorias, provérbios, canções, enigmas…
Profeta imerso na história, Ezequiel convida seus ouvintes ou leitores a viver atentos ao que ocorre neles e ao seu redor, a viver com os olhos e ouvidos abertos para ver e escutar o rumor dos passos de Deus sob o ruído ensurdecedor dos afazeres.


.

O APOCALIPSE – A REVELAÇÃO DA GLÓRIA DO CORDEIRO

Quando se abre o livro do Apocalipse, sente-se uma forte atração e uma grande vertigem. É um texto marcado pelo sangue da história e uma obra de contemplação, imersa em uma auréola de luz que circunda uma cidade perfeita e maravilhosa, na qual não existe pranto nem morte.
O Apocalipse é, pois, o livro do presente e do futuro, do combate e da esperança, da semente e do fruto, da Jerusalém histórica, na qual mora também a sanguinária Babilônia, e da nova e santa Jerusalém. É o livro do medo e da alegria, do juízo e da glória, que suscita a esperança recordando os cristãos de que Deus tem as rédeas da história em suas mãos.


.

HISTÓRIA DA IGREJA – IDADE PRIMITIVA

A história da Igreja é história de salvação, pois Deus é Senhor da história e como tal a conduz. A encarnação de Deus (Jo 1,14) é o princípio da Igreja e o fundamento de sua história. Como a Igreja é o corpo de Cristo, e nós somos os seus membros, com nossas qualidades e defeitos, somos herdeiros e protagonistas desta história.
A Igreja se realiza ao longo do tempo de formas diversas, mas não muda sua natureza divino-humana.
Permanece sempre igual a si mesma, amadurecendo até “completar em nós o que falta à paixão de Cristo” (Cl 1,24).


.


A vida dos iniciadores do Caminho Neocatecumenal.

A experiência na favela da periferia de Madri, compilação das anotações feitas ao longo dos anos, reflexões a partir dos acontecimentos de vida e das missões, recordadas com gratidão por Kiko Argüello e Carmen Hernández.

O KERIGMA – NAS FAVELAS COM OS POBRES

Neste livro, Kiko Argüello relata a experiência por ele vivida nas favelas da periferia de Madri, onde nasceu a primeira comunidade neocatecumenal, na qual se tornou visível o amor de Cristo Crucificado e se converteu em “semente” que, graças ao então arcebispo de Madri, Casimiro Morcillo, foi plantada nas paróquias de Madri e dali, expandiu-se para todo o mundo.

“Graças a Deus por este livro que, de alguma maneira, também mostra e reflete o rosto do Caminho Neocatecumenal num de seus elementos básicos: o do anúncio do Kerigma para a conversão. E graças a seu autor, que em suas páginas fala a cada um dos leitores com toda a força e o frescor do Evangelho para que, tendo seus ouvidos abertos à Palavra, acolham e sigam-no, sem temor e com toda a alegria de quem encontrou um imenso tesouro”.

(Do Prefácio escrito pelo Cardeal Antonio Cañizares).
KIKO ARGÜELLO ANOTAÇÕES 1988 – 2014

Neste livro estão compiladas anotações de Kiko Argüello feitas ao longo de 30 anos: são reflexões a partir de um acontecimento, de uma convivência ou de um encontro.

Uma história cheia de alegrias e de sofrimentos, onde transparece a luta do autor para levar adiante, com fidelidade, o encargo recebido de Deus. Esses pensamentos, lidos sem pressa e meditados no tempo que requerem, fazem pensar, rezar, admirar, perguntar. Cada um dos números deste livro é sedimento e reflexo do espírito artístico e da experiência existencial do autor; os traços do Caminho Neocatecumenal vão como que consolidando suas páginas.

CARMEN HERNÁNDEZ DIÁRIOS 1979 – 1981

Esta publicação deseja recordar com gratidão a vida e a missão de Carmen Hernández, iniciadora do Caminho Neocatecumenal junto com Kiko Argüello. Os Diários encontrados depois de sua morte no ano de 2016, que ela foi escrevendo durante muitos anos, relatam fatos, recordam pessoas e, sobretudo, manifestam sua relação pessoal em diálogo com Jesus Cristo.

Penso que vocês têm o direito de conhecer o coração de Carmen, o seu amor imenso a Jesus Cristo. Ela dizia constantemente “Jesus meu, te amo, te amo. Vem, vem ajudar-me”. Carmen escreveu os seus diários por trinta anos, que aos poucos transcreveremos para o bem espiritual dos irmãos do Caminho e da Igreja”.

(Kiko Argüello)

Coleção do autor Emiliano Jiménez

ABRAÃO, AQUELE QUE TEVE FÉ SEGUNDO A ESCRITURA E O MIDRASH

Inspirado por midrashim antigos, gênero de literatura judaica que interpreta de forma narrativa a Torá, Emiliano Jiménez compõe uma narrativa original a respeito do patriarca Abraão. Reunindo elementos fantasiosos e fontes bíblicas, o autor reconta a história de Abraão, e faz brilhar sua fé, seu abandono em Deus e sua fidelidade à sua promessa de Deus.

HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

A história da Salvação é a história do amor de Deus a seu Povo escolhido. A elevação e queda de Adão, a eleição do Patriarca Abraão, a fuga do povo de Israel do Egito, os profetas, e toda a história de Israel, culminam na plenitude dos tempos: a vinda de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Conhecer a história da Salvação nos faz entrar no mistério da Redenção de Cristo e maravilhar-nos com a realidade da filiação divina.

FIGURAS BÍBLICAS

Figuras Bíblicas apresenta as principais personagens da Sagrada Escritura, evidenciando, através delas, a atuação de Deus na história do homem. As personagens bíblicas são um espelho do homem de todas as épocas e prefiguram a vinda do Messias. Em Adão, por exemplo, pai de uma multidão de povos, se oculta o Perfeito Deus e Perfeito Homem, o primeiro de uma multidão de homens novos. Em Moisés, chefe dos israelitas, Cristo é figurado como Redentor, que conduz o Povo na passagem da morte à Vida. Em Davi, encontramos a realeza de Nosso Senhor. E em Maria, o Verbo Divino se faz carne: Aquele que havia sido anunciado pelos profetas se encarnou e viveu entre os homens, para sua salvação.

O CREDO – SÍMBOLO DA FÉ DA IGREJA

Emiliano Jiménez Hernández mostra nestas páginas como o Credo, compêndio das principais verdades da fé da Igreja,

não se trata de um conhecimento abstrato e sim da experiência do mistério de Deus revelado na criação, manifestado na salvação histórica de Jesus Cristo e comunicado – atualizado e interiorizado – na Igreja pelo Espírito Santo”.

Por isso, o Credo apostólico não é um mero recitar de palavras, mas uma adesão pessoal à própria realidade daquilo em que se crê.

MARIA, MÃE DO REDENTOR

Em Maria, Mãe do Redentor, vemos a Mãe de Deus sob três ângulos: na história da salvação, como mãe de Cristo e como figura da Igreja. Esses três aspectos se unem no mistério de Cristo, uma vez que o mistério da salvação culmina Nele e a Igreja é, em seu corpo, o Seu prolongamento. Maria só pode ser compreendida à luz de seu Filho. E o mistério de Cristo,

mistério da salvação, é nos revelado e continua na Igreja, instituída pelo Senhor como seu Corpo”.

(LG 52).

PAI NOSSO – FÉ, ORAÇÃO E VIDA

Ao contrário do que muitos pensam, o Deus cristão não é um Deus impessoal, distante, abstrato, mas sim um Deus que é Pai, que nos revelou a sua intimidade ao enviar seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, tornando-os, assim, participantes de sua filiação. Dar-se conta dessa filiação divina é essencial em um mundo como o atual, onde o homem sente-se órfão, em um mundo sem limites. Por isso, o desejo íntimo de Jesus é que os homens descubram a Deus como Pai: que eles conheçam a ti, ó Pai (Jo 17,3)

No Pai-Nosso, compêndio de todo Evangelho, encontramos o eco da mensagem de Jesus, o núcleo e a chave de sua pregação; por isso ele é o fundamento da oração da Igreja, a oração cristã por excelência”.

.

CÂNTICO DOS CÂNTICOS – RESSONÂNCIAS BÍBLICAS

O Cântico dos Cânticos, considerado por muitos o mais belo dos livros sagrados, é um canto sublime ao amor. Baseado em Orígenes, Emiliano Jiménez Hernández percorre trecho por trecho do livro, para tornar evidente a relação entre a sacralidade do amor humano e sua participação no amor de Cristo por Sua esposa, a Igreja.

“Não se trata”, diz o autor, “de explicar intelectualmente o Cântico dos Cânticos, mas de dizê-lo em nome próprio. Cristo veio salvar a Igreja com seu amor, tornando-a capaz de amar, também ela, com amor pleno”.

.

O SERMÃO DA MONTANHA – RESSONÂNCIAS BÍBLICAS

“O Sermão da Montanha é o primeiro dos cinco sermões de Jesus que Mateus relata. É o primeiro não apenas por ocupar o primeiro lugar, mas também pelo valor singular que apresenta. A força de seu conteúdo e a arte de sua composição fazem dele a pérola do Evangelho, a joia da fé cristã. No Sermão da Montanha, o cristão tem a imagem do homem novo, do ser celeste que caminha sobre essa terra. É o esboço acabado da obra de arte que o espírito de Cristo deseja realizar em quem acolhe suas palavras e segue seus passos no caminho da fé para o reino de Deus. É o rascunho do homem celeste, que a graça de Deus realiza mediante o dom do Espírito Santo naqueles que colocam suas vidas em suas mãos e se deixam modelar por Ele”.

.

Solicitar Livros
   SOLICITAR LIVROS











    Escolha os livros de seu interesse


    Carmen H. - Notas Biog.


    O Kerigma


    Carmen Hernandez - Diários


    Kiko Argüello - Anotações


    Abraão


    Figuras Bíblicas


    O Credo


    Maria - Mãe do Redentor


    Pai Nosso


    Cântico dos Cânticos


    O Sermão da Montanha


    Decálogo


    História da Salvação


    Ezequiel


    O Apocalipse


    História da Igreja