Notícias

NOTA DE CONDOLÊNCIAS PELO FALECIMENTO DE DOM JOSÉ FREIRE FALCÃO

Brasília, 27 de setembro de 2021

Prezados irmãos de Brasília

Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em
mim, ainda que morra, viverá (João 11, 25)

A passagem ao Pai do nosso querido cardeal Dom José Freire Falcão é momento de sofrimento, mas de profundo agradecimento a Deus pelo bem que ele fez, também ao Caminho Neocatecumenal em Brasília.

Desde que chegou a Brasília, em 1984, apoiou o Caminho Neocatecumenal, que naquele momento estava começando com apenas 7 comunidades, presentes em 4 paróquias.

Ele sempre apoiou o Caminho, fruto do desejo de São João Paulo II, ao qual esteve muito unido, e fundou o Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de Brasília, para apoiar a Evangelização em todo o Brasil.

Ordenou 46 presbíteros missionários formados no Seminário Redemptoris Mater de Brasília, enviados em diversos lugares do Brasil e do mundo.

Ele abriu muitas paróquias para a Nova Evangelização e, graças a esse fato, hoje o Caminho Neocatecumenal tem quase 300 comunidades na Arquidiocese, com mais de 10 mil irmãos, e está dando grandes frutos na conversão e na missão que o Senhor nos confiou: foram enviadas diversas famílias em missão, assim como muitos itinerantes, irmãs em missão e irmãs enviadas a Mosteiros de vida contemplativa. Ele mesmo ordenou e enviou muitos presbíteros missionários. Podemos afirmar, hoje, que pela obediência de Dom Falcão a Deus, muitos irmãos voltaram à fé e hoje realizam um caminho de conversão no interior da Arquidiocese de Brasília. Como não agradecer ao Senhor por sua vida?!

Rezemos pela sua alma. Pedimos aos irmãos que, na próxima Eucaristia a ser celebrada nas diversas comunidades, coloquem a intenção pelo seu descanso eterno em Cristo Ressuscitado, a quem tanto amou nesta vida.

A paz,

Pe. José, Pilar e Raúl.
Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal em Brasília


Dom José Freire Falcão no Seminário Redemptoris Mater de Brasília

A Arquidiocese de Brasília comunicou o falecimento, aos 95 anos, do Cardeal Dom José Freire Falcão, Arcebispo Emérito de Brasília, no dia 26 de setembro de 2021, às 22h40, no Hospital Santa Lúcia, Asa Sul.

O Cardeal foi internado no dia 17 de setembro, como medida preventiva, após testado positivo para o COVID-19. Na madrugada do dia 24 de setembro, Dom Falcão teve uma piora em seu quadro respiratório e renal, sendo necessária a entubação respiratória.

Leia a notícia completa: Arquidiocese de Brasília


Dom José Freire Falcão com a Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal em Brasília
Dom José Freire Falcão com a Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal em Brasília