Institucional

MENSAGENS DOS PAPAS AOS INICIADORES DO CAMINHO NEOCATECUMENAL

São Paulo VI

São Paulo VI às Comunidades Neocatecumenais, em Audiência Geral em 8 de maio de 1974.

“Sabemos que em vossas comunidades vos esforçais todos juntos em compreender e desenvolver as riquezas do vosso Batismo e suas consequências pela vossa pertença a Cristo. Tal empenho vos leva a perceber que a vida cristã não é outra coisa senão uma coerência, um dinamismo permanente que deriva do fato de ter aceitado estar com Cristo e prolongar a sua presença e a sua missão no mundo”.

São Paulo VI
Kiko, Carmen e São Paulo VI
São João Paulo II

São João Paulo II em discurso aos membros do Caminho Neocatecumenal, na Sala Clementina, em 24 de janeiro de 1997.

“Sua história está escrita no contexto daquele florescimento dos movimentos e das agregações eclesiais que constitui um dos frutos mais belos da renovação¬ espiritual iniciada pelo Concílio Vaticano II. Esse florescimento foi e ainda é um grande dom do Espírito Santo e um luminoso sinal de esperança no limiar do Terceiro Milênio”.

São João Paulo II
São João Paulo II e os irmãos do Caminho Neocatecumenal
Bento XVI

Discurso do Papa Bento XVI na celebração pelos 40 anos do início do Caminho Neocatecumenal, na Basílica de São Pedro, em 10 de janeiro de 2009.

“A vossa presença, assim tão numerosa e animada, dá testemunho dos prodígios realizados pelo Senhor no período de quatro décadas; ela indica também o compromisso com que pretendeis continuar o caminho iniciado, um caminho de seguimento fiel de Cristo e de testemunho corajoso do seu Evangelho, não somente aqui em Roma, mas onde quer que a Providência vos conduza”.

Bento XVI
Kiko Arguello e Bento XVI
Papa Francisco

Discurso do Papa Francisco na celebração pelos 50 anos do início do Caminho Neocatecumenal, em Roma, em 5 de maio de 2018.

“Queridos irmãos e irmãs, o vosso carisma é um grande dom de Deus para a Igreja do nosso tempo. Demos graças ao Senhor por estes cinquenta anos: um aplauso pelos cinquenta anos! E olhando para a sua fidelidade paterna, fraterna e amorosa, nunca percais a confiança: Ele vos protegerá, impelindo-vos ao mesmo tempo a partir, como discípulos amados, rumo a todos os povos, com simplicidade humilde. Acompanho-vos e encorajo-vos: ide em frente!”.

Papa Francisco
Papa Francisco no encontro dos 50 anos do Caminho Neocatecumenal

Veja Também


COMO TUDO COMEÇOU – INÍCIO DO CAMINHO NEOCATECUMENAL

“Há que fazer comunidades cristãs como a Sagrada Família de Nazaré, que vivam em humildade, simplicidade e louvor. O outro é Cristo”.