Institucional

INICIO DO CAMINHO NEOCATECUMENAL NO BRASIL

As primeiras comunidades neocatecumenais no Brasil se formaram em 1974 na diocese de Umuarama, PR. Rapidamente, passou ao estado de São Paulo e bispos e presbíteros de outras dioceses passaram a pedir o Caminho Neocatecumenal.

Hoje está presente em mais de 100 dioceses com mais de 1.800 comunidades espalhadas em quase todos os estados.

40 ANOS DEPOIS…

Dom Odilo Pedro Scherer – Cardeal Arcebispo de São Paulo, durante a Eucaristia em Ação de Graças pelos 40 anos da presença do Caminho Neocatecumenal na Arquidiocese de São Paulo, em 28 de junho de 2015.

“Que Deus abençoe a vocês e abençoe muito isto que é o significado do Caminho que está plenamente dentro do que o Concílio Vaticano II propôs como evangelização”

Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo
Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, durante a Eucaristia em Ação de Graças pelos 40 anos do Caminho Neocatecumenal em São Paulo

Cardeal Dom Sérgio da Rocha – Durante a Eucaristia em Ação de Graças pelos 40 anos da presença do Caminho Neocatecumenal na Arquidiocese de Brasília, em 8 de julho de 2019.

“Reconhecemos que o Caminho, na Igreja e de modo especial, na nossa Arquidiocese é um grande dom de Deus, como afirmou o Papa Francisco no encontro dos 50 anos do Caminho em Roma, no ano passado!

Todos nós somos chamados a seguir Jesus e sermos verdadeiros discípulos na comunidade e com a comunidade, para poder sair ao encontro dos irmãos nas mais diferentes situações e ambientes onde vivem para anunciar e testemunhar nossa alegria de seguir Jesus, de ser Cristão e participar da comunidade. Como é bom estarmos juntos, como é bom viver em comunidade, rezar e celebrar em comunidade, escutar juntos a palavra de Deus, juntos procurar viver a Palavra de Deus, um ajudando o outro”.

Cardeal Dom Sérgio da Rocha
Cardeal Dom Sérgio da Rocha durante a Eucaristia em Ação de Graças pelos 40 anos do Caminho Neocatecumenal em Brasília

Cardeal Dom Orani Tempesta durante o Encontro Vocacional do Caminho Neocatecumenal, que aconteceu ao final da Jornada Mundial da Juventude, em 29 de julho de 2013, no Rio de Janeiro.

“Nós somos enviados para anunciar, proclamar a Palavra, que leve às pessoas a sua profissão de fé em Cristo ressuscitado; a escutar a Palavra e com Cristo ressuscitar. Para isso, o Papa Francisco (…) dizia que os jovens não podem ter medo de, vivendo essa Palavra, acolhendo a Cristo, de nadar contra a corrente e serem revolucionários no mundo de hoje (…) revolução do amor de Cristo neste mundo, e de viver o Evangelho.

Por isso, o anúncio do Cristo ressuscitado ao mundo, muitas vezes vazio, sem sentido, cheio de mortes (…) deve estar muito presente no coração de cada um e cada uma, de todos nós que estamos aqui.

O Senhor nos convida a essa experiência de ressurreição de acolhimento de uma nova vida que se renova cada vez mais em nossos corações, e ao mesmo tempo, nos envia para fazer o mesmo, mas pra isso, ele necessita também de pessoas, homens e mulheres, que sejam testemunhas. (…) É o convite para que as pessoas que são chamadas à vida cristã, a viver o seu batismo, acolher Cristo, a proclamar a sua fé, a escutá-lo e com Ele ressuscitar, a não ter medo.”

Dom Orani Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro
Cardeal Dom Orani Tempesta durante o Encontro Vocacional na Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro

Veja Também


COMO TUDO COMEÇOU – INÍCIO DO CAMINHO NEOCATECUMENAL

“Há que fazer comunidades cristãs como a Sagrada Família de Nazaré, que vivam em humildade, simplicidade e louvor. O outro é Cristo”.