Notícias

PRESBÍTEROS FORMADOS NOS SEMINÁRIOS REDEMPTORIS MATER PARTICIPAM DE CONVIVÊNCIA NO RIO DE JANEIRO

Na semana de 3 a 7 de julho, os presbíteros missionários diocesanos que se formaram nos Seminários Missionários Redemptoris Mater no Brasil, participaram da Convivência de Presbíteros, celebrada na cidade do Rio de Janeiro. Entre os 110 participantes, havia também alguns padres convidados que se formaram em outros seminários.

A Convivência aconteceu no Sítio Santo Agostinho, no bairro Jacarepaguá, sendo ocasião de comunhão, de partilhar as experiências vividas na missão, testemunhar o Amor de Deus, aprofundar as origens da missão e renovar o espírito missionário. Os presbíteros que participaram do encontro estão inseridos em uma comunidade que faz um itinerário de iniciação cristã conforme proposto pelo Caminho Neocatecumenal.

Como missionários, estes presbíteros, uma vez enviados pelo Bispo Diocesano das respectivas dioceses nas quais estão incardinados, saem para evangelizar em outros lugares, levando também às paróquias esta proposta de iniciação cristã vivida por etapas, dentro de uma comunidade, que possa ser um sinal concreto do Amor redentor de Jesus Cristo.

Ao longo dos dias em que estiveram reunidos, os presbíteros retornaram às raízes da liturgia e da oração, perscrutaram a Palavra de Deus, ouviram o anúncio do Querigma, participaram da celebração penitencial e celebraram a Eucaristia. A Carta Apostólica Desiderio Desideravi, do Papa Francisco, foi a base das catequeses do encontro, sendo lida à luz da missão que a Igreja encomenda ao Caminho Neocatecumenal.

A condução da Convivência foi feita pela Equipe de Catequistas Itinerantes responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, formada por Padre José Folqué, Raúl Viana e Antonia Maria Santiago.

Na quinta-feira, 6, os participantes tiveram a oportunidade de celebrar as laudes no morro do Corcovado, onde escutaram uma catequese sobre Cristo Redentor dos Homens e cantaram publicamente o Credo, símbolo da fé católica e sinal da missão evangelizadora da Igreja.

Presença de Dom Orani

O encerramento da Convivência aconteceu na sexta-feira, 7, com a celebração da Eucaristia presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Dom Orani manifestou alegria por participar do encontro e exortou os presbíteros sobre o sentido da missão:

“Voltar às origens é recordar de onde o Senhor nos chamou, de onde Ele nos tirou, o porquê nos enviou. Quem faz a experiência da misericórdia anuncia esta misericórdia”. 

Os dias de Convivência foram, para os presbíteros, momento de descansar no Senhor e renovar o espírito e as forças para voltar para missão “em um mundo”, disse o Cardeal,

“que passa por situações difíceis, especialmente sobre o que é a vida humana, por conta de tantas ideologias que estão aparecendo. De maneira muito clara, a reposta que Deus suscitou através do Caminho Neocatecumenal, para todas estas questões, tem sido justamente a Palavra, a Eucaristia e a vida em comunidade que conduzem a essa reconstrução do homem, que vai descobrindo o amor de Deus”.

Seminários Redemptoris Mater

Os padres que participaram do encontro se formaram nos quatro Seminários Missionários Redemptoris Mater erigidos no Brasil, e que pertencem às arquidioceses de Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA).

Ao todo, no mundo, existem 122 Seminários Missionários Redemptoris Mater para a formação de presbíteros para a Nova Evangelização, conforme a proposta feita por Kiko Argüello e Carmen Hernández, iniciadores do Caminho Neocatecumenal, junto com Padre Mario Pezzi, para o Papa João Paulo II, no ano de 1986.

Estes seminários têm três características fundamentais: são diocesanos, missionários e internacionais. Dentro da formação acadêmica, humana e espiritual destes seminários se inclui um período de evangelização missionária, e uma vez ordenados presbíteros, após um tempo de missão na diocese, são enviados pelo bispo diocesano para alguma missão que corresponda ao carisma para o qual foram chamados.

Centro Neocatecumenal de Brasília
Assessoria de Comunicação