Notícias

COMUNIDADES DO CAMINHO NEOCATECUMENAL DE BRASÍLIA SÃO APRESENTADAS AO ARCEBISPO CARDEAL DOM PAULO CEZAR COSTA

No domingo, 6 de novembro, as 270 comunidades do Caminho Neocatecumenal da Arquidiocese de Brasília foram apresentadas ao Arcebispo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa. O encontro aconteceu na Arena BRB “Nilson Nelson”.

A apresentação foi conduzida pela Equipe responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, composta pelo Padre José Folqué e Raúl Viana. Padre José agradeceu a presença de Dom Paulo, afirmando que aquele era também um momento de acolhida “sincera e verdadeira do Bispo que o Senhor colocou na Arquidiocese de Brasília”. Ele ressaltou a importância da apresentação como sinal de comunhão, uma vez que o Caminho Neocatecumenal é a Igreja e se inicia em uma paróquia com o pedido do pároco e o consentimento do Bispo.

Padre José explicou que:

“Caminho Neocatecumenal propõe colocar dentro da paróquia a renovação do Batismo, que, já na Igreja Primitiva, não era apenas um rito, mas um processo que se chamava ‘catecumenato’ e era levado pela mão do Bispo, junto com os catequistas, selando a fé com o Batismo. O Concílio Vaticano II pediu que fosse restaurada nas paróquias essa recuperação do Batismo, que fica latente após sermos batizados na infância”.

O Caminho Neocatecumenal é um Itinerário de Iniciação Cristã que nasceu na década de 1960, em Madri, Espanha, com Kiko Argüello e Carmen Hernández (Carmen faleceu em 2016 e, atualmente, corre seu processo de beatificação). Em Brasília, esse carisma chegou em abril de 1979, quando Dom José Newton de Almeida Batista, então Arcebispo, acolheu os primeiros catequistas itinerantes. Após 43 anos, dez mil pessoas estão inseridas nas comunidades neocatecumenais, que se encontram em 33 paróquias da Arquidiocese.

Os frutos deste Itinerário

O Caminho Neocatecumenal está a serviço da Igreja para a Nova Evangelização, a fim de anunciar o amor de Jesus Cristo por todas as nações.  Ao longo desses anos, este anúncio tem transformado a vida de muitas pessoas que se abrem ao chamado do Senhor, permitindo, assim, o surgimento de novas vocações: presbíteros, religiosas e famílias abertas à vida à luz da Encíclica Humanae Vitae, de São Paulo VI.

Foi com o objetivo de formar presbíteros missionários que nasceram os Seminários Missionários Arquidiocesanos Redemptoris Mater. Em Brasília, o Seminário Redemptoris Mater foi erigido em 1990 e, no momento, conta com 60 seminaristas que ali se formam. Todos eles, junto com seus formadores participaram do encontro com Dom Paulo na Arena BRB “Nilson Nelson”.

A Igreja Doméstica

Após a explanação sobre o início do Caminho em Brasília e a apresentação das etapas do percurso neocatecumenal, foram ouvidos alguns testemunhos. A família de Francisco e Franscinalva de Castro começou o Caminho Neocatecumenal há 29 anos, na Paróquia São Pedro Apóstolo (Ceilândia). Dos oito filhos do casal, dois são seminaristas.

Deus nos abençoou com estes filhos e, em família, podemos rezar. Na mesa do altar familiar, passamos a fé aos nossos filhos, a fé que eu tenho recebido da Santa Mãe Igreja, no Caminho Neocatecumenal; e nesta família, Deus suscitou as vocações dos meus filhos”

testemunhou Francisco para Dom Paulo.

Ele também falou sobre a experiência da vida na comunidade cristã:

“O Senhor nos deu uma comunidade cristã onde pudemos viver este anúncio, com o Senhor nos chamando à conversão, a deixar o homem velho e fazer brotar em nós o homem novo. Essa foi a aliança que Deus fez conosco e à qual Ele tem sido fiel, por isso, hoje, estamos dentro de uma comunidade onde podemos viver entre nossos 48 irmãos o amor, o perdão e a presença do Senhor”.

Paloma de Oliveira Timo, de 24 anos, vive a fé em uma comunidade neocatecumenal na Paróquia Nossa Senhora da Esperança (Asa Norte). Ela testemunhou a mudança de vida na alegria de conhecer Cristo, que dá sentido à sua vida e à sua juventude buscando defender a castidade:

“Foi numa comunidade cristã que Deus me mostrou que me ama profundamente. Foi ali que a face amorosa de Deus se apresentou a mim, de um Deus que sempre cuidou de mim, que é Pai. De um coração seco, Deus me seduziu com sua beleza, com a beleza dos cantos, com a beleza da Palavra de Deus e hoje sou feliz!”

Padre Gean Rabelo Fernandes, da Paróquia Santa Maria dos Pobres (Paranoá), deu o testemunho da misericórdia de Deus na sua vida e como surgiu a sua vocação missionária durante a juventude, mesmo com os combates da fé. Por ter sempre experimentado a fidelidade de Deus na sua vida, ele afirmou estar disponível para partir em missão para qualquer lugar do mundo, conforme o envio do Arcebispo.

Desde que foi erigido o Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater, em 1990, a Arquidiocese de Brasília já enviou mais de 50 presbíteros em missão.

O mandato da evangelização

As comunidades do Caminho Neocatecumenal de Brasília são apresentadas ao Arcebispo Cardeal Paulo Cezar Costa
Fotos: Alex Gomes

Ao se dirigir às comunidades, Dom Paulo manifestou alegria…

“…de ver a força daquilo que o Senhor foi fazendo a partir de 1979, quando o Caminho começou na Arquidiocese”.

O Cardeal exortou e encorajou todos os presentes a serem testemunhas do Cristo ressuscitado em toda e qualquer circunstância, seja em uma missão específica, seja na vida cotidiana:

“Quem amadurece na fé tem que ser evangelizador. Nós temos uma missão fundamental na nossa sociedade hoje. Talvez o mundo peça para entrarmos no deserto da vida das pessoas, ir ao deserto e falar ao coração das pessoas, escutá-las, se colocar ao lado delas. Este é o grande desafio da evangelização hoje, mas é um desafio no qual nós temos certeza de que não estamos sozinhos: o Senhor está conosco! E esta é a Igreja em saída de que o Papa Francisco tem falado, a Igreja que se faz presente através de vocês, nos lugares em que vocês estão para anunciar o amor de Jesus que dá vida nova e eu conto incondicionalmente com vocês!”

*Fotos cedidas ao Centro Neocatecumenal de Brasília

Centro Neocatecumenal de Brasília
Assessoria de Comunicação


Para mais informações, acesse:
Contatos: